As alopecias cicatriciais são doenças que cursam com queda de cabelos de forma permanente, pois o processo inflamatório no folículo piloso causa a destruição do mesmo. Elas podem ser acompanhadas por vermelhidão e descamação no couro cabeludo, assim como sensação de coceira, ardência e queimação.

Há várias causas de alopecia cicatricial, como lúpus eritematoso discóide, líquen plano pilar, alopecia fibrosante frontal, foliculite decalvante e foliculite abscedante. Outra causa de alopecia cicatricial é a tração constante dos fios, seja por uso de apliques ou por diferentes estilos de penteados. É importante identificar a alopecia por tração num estágio inicial, pois ela é potencialmente reversível se o fator desencadeante for descontinuado.

A dermatoscopia do couro cabeludo (tricoscopia) e a biópsia são ferramentas fundamentais para o correto diagnóstico dos diferentes tipos de alopecia cicatricial, orientando, consequentemente, o melhor tratamento para cada uma das formas de queda de cabelos.