O eflúvio telógeno trata-se de um quadro de queda intensa de cabelos que estão na fase telógena. Pode estar associado a diversas causas, dentre elas o pós-parto, a suspensão do uso de contraceptivos orais, quadros infecciosos, cirurgias, doenças da tireóide, perda de peso, dietas restritivas e deficiências nutricionais.

Geralmente a queda dos cabelos começa 2 a 4 meses após o fator desencadeante e pode resolver espontaneamente após 3 a 6 meses. Em alguns casos o eflúvio telógeno torna-se crônico, sendo muitas vezes difícil identificar a causa do quadro.

A queda de cabelos pode ser intensa, principalmente após pentear os cabelos, na lavagem durante o banho, no travesseiro, assustando o paciente já que grande número de pelos podem ser desprendidos.

O uso de medicações locais e/ou orais podem ser utéis para a redução da queda dos cabelos. É importante também corrigir as causas da queda, caso elas sejam identificadas.

O cabelo em geral recupera bem após a melhora do efúvio telógeno, mas o paciente pode levar alguns meses para notar, já que o cabelo cresce em torno de um centímetro ao mês.